BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

sexta-feira, março 22, 2013

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO " BESNUMISMÁTICA E O BRASIL " NO MUSEU HISTÓRICONACIONAL !!!

ANA RITA E CONSUL DE PORTUGAL NUNO BELLO.
MIGUEL HORTA E COSTA COMISSÁRIO GERAL- ANO PORTUGAL /BRASIL, MARIA JOÃO E  RICARDO ESPIRITO SANTO SALGADO
VANESSA SALGADO E THIGO GONÇALVES COSTA


BIA CORREA DO LAGO, ALBERTO XAVIER E LILIBETH MONTEIRO DE CARVALHO



DIRETORA MUSEU HISTÓRICO NACIONAL VERA TOSTES, ISABEL CUNHA REIS E KÁTIA D'AVILLEZ 

DESEMBARGADOR LUIZ FELIPE FRANCISCO, ISABELA FRANCISCO, VERA TOSTES E BRENO NEVES
CRISTINA E PRESIDENTE DA GENERALLI DE SEGUROS  BRASIL  JOSÉ RIBEIRO
CHISTHOPER GETTY  E NARCIZA TAMBORINDEGUY



SERGIO MALTA E REGINA RIQUE
COLUNA SOCIAL E POLITICA

Noite de ouro no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro


A abertura da exposição ‘O BESNumismática e o Brasil’, ontem (20 de março), no Museu Histórico Nacional – MHN, no Rio de Janeiro, despertou a curiosidade de muitas personalidades. Ricardo Espírito Santo Salgado, presidente da comissão-executiva do Banco Espírito Santo, e Miguel Horta e Costa, comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, receberam o cônsul de Portugal,Nuno de Mello Bello; o embaixador Marcos Azambuja; o presidente da Funarte, Antonio Grassi; o presidente da Portugal Telecom no Brasil, Shakhaf Wine; e o presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, Carlos Alberto Chateaubriand, entre outros nomes.



A diretora do MHN, Vera Tostes, abrigou a mostra com muito entusiasmo. A exposição faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, que será comemorado até junho, e apresenta pela primeira vez ao público 150 moedas e barras de ouro brasileiras, do período do Império. As peças valiosíssimas são da coleção de numismática do Banco Espírito Santo, o maior grupo financeiro de Portugal.



Ricardo Espírito Santo Salgado explicou que “as moedas foram cunhadas em vários estados do Brasil Império, o que revela a forte presença de Portugal no território e a descentralização da atividade econômica. As valiosas moedas são um testemunho da grande aventura de Portugal.”

Todas as gerações da empreendedora família Espírito Santo prestigiaram a mostra: Ricardo e Maria João Espírito Santo Salgado, Ricardo e Stella Abecassis Espírito Santo, João Espírito Santo Salgado, Maria João Espírito Santo Bustorff, Bernardo Espírito Santo, Vanessa Salgado, Lara Espírito Santo e Ricardo Espírito Santo Ricciardi.



Para o comissário geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, a exposição tem uma importância histórica incalculável. “É uma grande satisfação poder mostra ao público brasileiro esse recorte da história que tanto fala ao País”, afirmou.



A produção da exposição, impecável, é da ARTsolutions, de Vanessa Salgado e Tiago Gonçalves da Costa, em coprodução com Katia d’Avillez. A mostra tem ainda projeções de vídeos, balanças de precisão e bolsas para o transporte de moedas. Pode ser vista até o dia 20 de junho.



Antonio Grassi, que é também comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, lembrou que “a exposição é um tesouro cunhado por mãos brasileiras.”



A sociedade carioca prestigiou a mostra ‘O BESNumismática e o Brasil’. Estiveram no evento, Narcisa Tamborindeguy, Lilibeth Monteiro de Carvalho, Angelique Chartouny, Isabela Francisco, Cookie Richards, Helcius Pitanguy, Christopher Getty, Regina Rique, Antonio Alberto e Angela Gouveia Vieira e Marilena Trindade.

FOTO- VERA DONATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário