BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

segunda-feira, agosto 17, 2015

PIONEIRO DA VIDEOARTE OCUPA O PLANETÁRIO NA ARTRIO 2015 !!!

COLUNA SOCIAL E POLITICA
Pioneiro da videoarte ocupa o planetário na ArtRio 2015
Compilação de filmes de Stan VanDerBeek tem 4 horas de duração e simula uma noite de sonhos, incluindo pesadelos, vozes e imagens desconexas. Montagem é exibida no Planetário do Rio
               
Projeto do cinegrafista experimental Stan VanDerBeek foi exibido pela primeira vez em 1972 e ainda hoje se encontra na vanguarda da videoarte. Por meio da compilação de 41 filmes, em projeção multimídia, o artista propõe a simulação de uma noite de sono, incluindo pesadelos, imagens abstratas e período de R.E.M, padrão do sono profundo. Pensada especialmente para exibições em planetários, a empresa de TV por assinatura SKY aproveita a estreita relação entre seu nome e o projeto para trazer a montagem batizada de Cine Dreams: Future Cinema of the Mind pela primeira vez ao Brasil.

Sob curadoria do Estate do artista, junto a The Box Los Angeles e Danniel Rangel, e produção da Mega Cultural, a versão trazida ao Rio de Janeiro consiste na exibição simultânea dos filmes multimídia na cúpula do planetário, gerando um espetáculo que busca inter-relacionar as imagens ao cinema da mente, como “filmes mentais”, segundo o artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário