https://franklintoscano.blogspot.com
Exposição coletiva investiga temas como trabalho, fome e desejo, a partir de um objeto popular brasileiro, com obras de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Carlos Vergara, Carlos Zílio, Waltércio Caldas e Lenora de Barros
A Anita Schwartz Galeria de Arte, na Gávea, inaugura na próxima terça-feira, no dia 23 de junho, às 19h, a coletiva Marmita, que reúne artistas de diferentes gerações sob a curadoria de Ulisses Carrilho. A mostra elege um objeto coadjuvante do cotidiano brasileiro como fio condutor para examinar as relações entre trabalho, fome e desejo no país. Poucos objetos circularam por tantos territórios da vida nacional.
Companheira do operário no chão de fábrica e do trabalhador em trânsito pelas grandes cidades, a marmita serviu de emblema político já na campanha presidencial de Eurico Gaspar Dutra, em 1945, quando o “marmiteiro” virou personagem de um dos jingles mais lembrados da história eleitoral brasileira. De lá para cá, o recipiente nunca saiu de cena: condensou, ao mesmo tempo, a precariedade e a dignidade do trabalho, a escassez e a garantia do sustento.
O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana recebeu, no último sábado (21), a segunda edição do Festival Francês de Música & Gastronomia, promovido em parceria com a Associação Chefs França & Brasil. Inspirado na tradicional Fête de la Musique, o evento reuniu convidados para uma tarde de experiências gastronômicas e atrações musicais em um dos cenários mais privilegiados da cidade.
Entre a Infinity Pool e o Relax Garden Bar, dez estações gastronômicas apresentaram criações assinadas por chefs franceses e brasileiros de destaque, entre eles Jérôme Dardillac, Damien Montecer, Frédéric Monnier, Roland Villard, David Mansaud, Frédéric de Maeyer, Didier Labbé, Elia Schramm, Rafa Gomes, Paula Prandini, Yann Kamps e Philippe Brye.
O Hotel Santa Teresa RJ – MGallery e o Sofitel Rio de Janeiro Ipanema, também integrantes do grupo Accor, participaram com estações próprias, reforçando a proposta de celebrar a rica influência da cultura francesa na gastronomia.
Diretor-Geral do Cluster Luxo da Accor no Rio de Janeiro, Netto Moreira comemorou o sucesso da iniciativa, que mais uma vez uniu boa mesa, música e o charme de Copacabana em uma tarde de grande movimentação.
MASSIMO DI PORZIO,STEFANO ARROUCHIO, PIERLUIGI RUSSO DA BENTO PIZZERIA E CONSUL GERAL DA ITÁLIA MASSIMILIANO IACCHINIHabemus pizza napoletana! Acaba de ser inaugurada, no dia 17 de junho, a nova Escola de Pizza Napolitana. Em local mais que apropriado, está instalada no Terrazzo da Casa d’Italia no Rio de Janeiro, resultado da colaboração entre o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e a Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). Na cerimônia de abertura para convidados, o chef Pierluigi Russo, apresentou aos cariocas a verdadeira receita de cidade de Nápoles, que rendeu à sua pizzaria Bento o reconhecimento como a número 1 do Rio e 11ª da América Latina pelo ranking internacional “50 Top Pizza”.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da AVPN, Massimo Di Porzio, do Diretor-Geral da AVPN, Stefano Auricchio, e do mestre pizzaiolo Corrado Scaglione.
A iniciativa representa uma nova etapa do projeto originado com a Cucina – Escola de Gastronomia, desenvolvido no âmbito do Polo ItalianoRio, ampliando a oferta de formação especializada e fortalecendo a difusão da cultura gastronômica italiana no Brasil. “A nova escola nasce também como parte do processo de revitalização e requalificação da Casa d’Italia, consolidando o espaço como um centro de referência para a promoção da cultura, da educação e da excelência italiana no Rio de Janeiro”, aponta o Consul Geral, Massimiliano Iacchini.
A socialite Vera Loyola reuniu mais de cem amigas na tarde desta quarta-feira (18), para comemorar mais um aniversário em clima de muita animação e prestígio, no tradicional Gruta do Fado.
O encontro foi marcado pela grande adesão das convidadas by Claudia Curi, que lotaram o restaurante e transformaram a celebração em um dos eventos mais concorridos da temporada.
Um dos destaques da tarde foi a mesa do bolo, que ganhou um elegante arranjo floral assinado por Carlinhos Lamoglia, elogiado pelos presentes pela beleza e sofisticação.