PLATÉIA
Fotos : Divulgação
Em sua vigésima edição, o RioHarpFestival abriu sua programação na Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso com o concerto da Camerata Uerê, da comunidade da Maré (RJ) e a participação especial do Duo Claire Lefur (harpa) e François Detton (flauta).
A emoção tomou conta do público nesta terça-feira (1/7), durante o evento, que contou com as presenças marcantes das harpistas Kobie du Plessis, da África do Sul, Edith Gasteiger, da Áustria, que também estarão presentes na programação.
Celebrando seus 20 anos, o festival apresenta uma programação musical excepcional, com cerca de 150 músicos instrumentistas e grupos vocais consagrados nos diferentes continentes e com as mais variadas harpas e sons, que vão desde a música barroca até os ritmos contemporâneos. São 84 apresentações gratuitas que se concentram em sua maioria no CCBB RJ, com 60 concertos, e 24 nos demais espaços culturais da cidade.
Considerado o maior festival de harpas do mundo, o RioHarpFestival 2025 ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) e diversos outros espaços culturais espalhados pela cidade.
A programação do dia 2 de julho (quarta-feira), traz dois recitais de harpas que marcam a abertura no CCBB Rio: a sul africana Kobie du Plessis, sobe ao palco, às 12h30, para apresentar músicas tradicionais da África do Sul, onde nasceu, como as canções “African Kwela and Mangwane Mpulele” e “South African Folk Tune”. Na sequência, às 15h, a francesa Claire Lefur - Les Alizes apresenta um repertório erudito e interpreta obras na harpa sinfônica.
O primeiro fim de semana esquenta com o concerto da renomada harpista austríaca Edith Gasteiger no CCBB RJ. Ela se apresenta nos dias 4/7 (sexta-feira), às 12h30, dias 5 e 7/7 (sábado e segunda-feira), às 15h.
Todos os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 1 hora antes de cada apresentação.
Vale muito conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário