| |
Em mais uma parceria com a plataforma Google Arts & Culture, o público já pode conhecer o trabalho da primeira mulher caricaturista do Brasil: Nair de Teffé. Vinte e seis desenhos da coleção do Museu Histórico Nacional, de autoria da artista, estão agora disponíveis online a partir de um clique.
Nair de Teffé, que assinava suas obras como “Rian”, anagrama de seu nome, retratou figuras históricas como o marechal Deodoro da Fonseca, o presidente Juscelino Kubitschek, a princesa inglesa Margareth, irmã da rainha Elizabeth II e o líder cubano Fidel Castro - entre outros notáveis que foram contemplados por seus traços.
Considerada uma mulher “à frente do seu tempo”, Nair de Teffé nasceu em uma família aristocrática, estudou na França e chegou a tornar-se primeira-dama, quando casou com o então presidente da República, Hermes da Fonseca, em 1913.
As caricaturas de sua autoria agora em exposição são especialmente alusivas a políticos brasileiros. Além de parte do acervo da coleção Nair de Teffé no MHN, a exposição virtual traz ainda itens presentes em outras instituições – como Museu da República, Hemeroteca da Biblioteca Nacional, Museu Mariano Procópio e Arquivo Nacional.
Confira a exposição inédita na plataforma Google Arts & Culture. | |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário