BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

sexta-feira, maio 21, 2010

COCA COLA BRASIL APRESENTA O NOVO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO !!!


COLUNA SOCIAL E POLITICA


Há três meses no cargo de diretor de Comunicação Corporativa da Coca-Cola Brasil João Domenech Oneto confirmou sua teoria sobre a importância de ouvir, durante sua apresentação na ‘14ª Conferência Internacional sobre Reputação Corporativa, Marca, Identidade e Competitividade’, evento promovido pelo Reputation Institute, no Rio de Janeiro. “Quando cheguei na empresa, alguém me falou: ‘Para um profissional da área de comunicação, você até que fala pouco’ e não considerei o comentário uma crítica”, conta.
Para Oneto, quando o assunto envolve comunicação e sustentabilidade é preciso estar permanentemente em contato com os públicos; falar e, sobretudo, escutar. “Se não for dessa forma, caímos no erro de achar o que é melhor para as pessoas e, mesmo cobertos de boas intenções, descobrirmos depois que certa demanda não era a principal. A solução é ouvir e então agir a partir do que foi dito”, resumiu o jornalista que participou, na quarta-feira, 19 de maio, da sessão ‘Os impactos dos Imperativos da Sustentabilidade na relação com os múltiplos stakeholders’.
Na Coca-Cola Brasil, a plataforma de ‘promoção de desenvolvimento sustentável e de falar a respeito dele’ é a Viva Positivamente. Nela, os verbos em destaque são: ‘Ser, fazer e dizer’. “É preciso um equilíbrio. Não é aceitável falar mais do que se faz e, por outro lado, fazer e não comunicar. As áreas de Sustentabilidade e Comunicação devem estar sempre alinhadas para que não haja esse desequilíbrio. Comunicar bem as ações de sustentabilidade abre caminho para um reconhecimento que proporciona novas oportunidades de ações sustentáveis”.
Segundo Oneto, em um mundo ideal, o conceito de sustentabilidade não precisaria mais ser discutido, porque faria parte do cotidiano de todas as organizações e indivíduos. “Enquanto esse dia não chega, uma ideia é agregar um terceiro departamento, o de Recursos Humanos, a esse esforço. O RH é um elemento importante por que diz respeito ao público interno e contribui para que a sustentabilidade seja uma filosofia completamente integrada ao dia a dia da empresa”.
Entre os instrumentos que a Coca-Cola Brasil utiliza na gestão de sua reputação, Oneto destacou as pesquisas. “Por meio delas, descobrimos o que as pessoas querem. Alguns desses desejos podem ser mais ou menos realistas, mas é preciso sabê-los e se planejar para conseguir se conectar com essas aspirações”.
FONTE: COMUNICAÇÃO CORPORATIVA COCA COLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário