BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

sexta-feira, maio 31, 2019

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "ABSURDOS INSUSTENTÁVEIS - A ARTE COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE" BY ALEXANDRE PINHEL COM CURADORIA ISABELA FRANCISCO !!!

CURADORA DA EXPOSIÇÃO ISABELA FRANCISCO   ENTRE  A DIRETORIA CCMJ 


CURADORA DA EXPOSIÇÃO ISABELA FRANCISCO , ARTISTA PLÁSTICO ALEXANDRE E MARCIA PINHEL  



Fotos : Divulgação

CDs antigos, disquetes, sacos plásticos furados, cabides quebrados, varetas de guarda-chuva. Nada é descartado! Nas mãos do artista plástico Alexandre Pinel tudo pode se tornar material de obra de arte. A exposição “Absurdos Insustentáveis – a Arte como agente transformador na preservação do Meio Ambiente” reúne 55 trabalhos de Pinel, e foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (30/05), no CCMJ - Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário.
Pinel utiliza métodos químicos, mecânicos e térmicos para reaproveitar objetos que não possuem mais serventia. Ele disse que teve a ideia há cerca de 20 anos, e que encarava a atividade como um passatempo.
- Atualmente, antes de descartar um objeto, analiso se não posso aproveitar algo. E, na grande maioria dos casos, eu reutilizo. Meus amigos brincam que, quando eu jogo alguma coisa fora, é porque definitivamente não existe mais utilidade - brinca o artista.
O presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Jessé Torres, destacou o papel da arte no combate ao desperdício e, consequentemente, na preservação do meio ambiente.
- Visitando e conhecendo as obras nós passamos a acreditar que tudo pode ter uma outra serventia, tudo se transforma. A exposição tem uma missão cultural e educacional fantástica. Fiquei impressionado com um quadro feito com pomadas médicas com prazo de validade vencidos. A criatividade do Pinel é inesgotável - elogiou o magistrado.
Em sua fala, o diretor do CCMJ, Sergio Ricardo von Sydow afirmou que o “material da exposição foi capturado dentro do espírito da sustentabilidade” e reafirmou o compromisso do TJRJ com a preservação ambiental.
Também participaram do evento, o juiz auxiliar da Presidência, Marcello Rubioli, representando o presidente do TJRJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, o desembargador Antonio Izaías da Costa Abreu, o padre Omar Raposo, responsável pela consultoria da exposição, e a curadora da mostra, Isabela Francisco, entre outros.
A exposição ficará em cartaz, no Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário até o dia 31/08 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário