BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

terça-feira, outubro 11, 2022

EXPOSIÇÃO OSGEMEOS: ANIVERSÁRIO DO CCBB RIO DE JANEIRO !!!


A arte de Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS, faz parte do nosso dia a dia. Ela pode estar num muro da rua – e ter uma vida efêmera, sobrevivendo até que alguém decida passar uma tinta na parede –, na pintura de um avião, na lateral de um prédio de uma cidade qualquer do mundo ou dentro de um museu.

O traço e a combinação de técnicas inconfundíveis não são privilégio, hoje, do público brasileiro – a obra dos irmãos nascidos em 1974 está difundida mundialmente. Mas, de 12 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023, o Rio de Janeiro terá a honra de receber uma reunião especial das obras da dupla, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), que completa agora 33 anos de atuação, com patrocínio do Banco do Brasil.

Quase mil itens compõem a mostra OSGEMEOS: Nossos segredos, que tem curadoria dos próprios artistas e foi escolhida pelo CCBB para comemoração ao seu aniversário. É a segunda vez que a instituição recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca. A mostra seguirá depois para o CCBB  Belo Horizonte, com inauguração programada para 14 de fevereiro de 2023 – a primeira exposição d’OSGEMEOS no estado de Minas Gerais.

Universo lúdico

A mostra que chega ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte é inspirada na exposição OSGEMEOS: Segredos, apresentada na Pinacoteca de São Paulo e no MON de Curitiba (PR), entre 2020 e 2022. A nova exposição dos trabalhos de Gustavo e Otávio Pandolfo apresenta uma visão generosa de um universo lúdico (Tritrez), partilhado pelos irmãos desde a infância, do qual se origina boa parte dos personagens que compõem a sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário