DISCURSO DO PRÍNCIPE ALBERT II DE MONACO
HERVÉ MATTEO, MARIA ARAÚJO, ELIANA OVALLE, JACK KRINE, IVONNE MARINA E JEAN PHILIPPE ENOH
Fotos; Michael Alesi / Palais PrincierPierre Loury / S.E.P.
Fundada em 1908, a Sociedade de Estímulo ao Progresso (S.E.P.) surgiu durante a “Belle Époque”, uma era de prosperidade e inovações na França, marcada pelo impulso da Segunda Revolução Industrial. Entre seus membros fundadores estão figuras icônicas como os irmãos Auguste e Louis Lumière, pioneiros do cinema. Em 1895, eles inventaram um mecanismo de projeção que utilizava película de 35 mm. Além disso, criaram o autochrome, um processo para a obtenção de fotografias em cores, que Louis Lumière considerava sua maior realização.
Há mais de um século, a Grande Medalha de Ouro da S.E.P. premia anualmente, personalidades e instituições cujas contribuições moldaram profundamente o progresso humano. Entre alguns dos laureados estão Léon Gaumont, promotor do cinema falado, Jacques Cousteau, explorador dos oceanos e diretor do Museu Oceanográfico de Mônaco, Luc Montagnier, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina, “La Comédie Française”, Jean-Loup Chrétien, general e o primeiro Cosmonauta francês, François Michelin, Presidente da Michelin, Luc Montagnier, Prêmio Nobel de Medicina, Christian Poncelet, Presidente do Senado, entre uma centena de premiados desde 1908.
No prestigioso “Cercle de l'Union Interalliée” na rua du Faubourg-Saint-Honoré, em Paris, a poucos passos do “Palais de l'Elysée", aconteceu neste mês de outubro um evento de grande destaque. Diante de uma centena de convidados, Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Albert II de Mônaco foi homenageado com a entrega da Grande Medalha de Ouro da Sociedade de Estímulo ao Progresso (S.E.P.), a mais alta distinção concedida por esta instituição.
Com essa honra, o Príncipe Albert II passa a integrar um seleto grupo de grandes personalidades que marcaram a história com suas contribuições excepcionais. A medalha reconhece seus esforços notáveis em prol da proteção dos oceanos e seu compromisso com a defesa do meio ambiente, causas às quais o Príncipe se dedica com fervor.
Durante a cerimônia, Jean-François ROUBAUD, presidente da S.E.P., destacou o compromisso contínuo do Príncipe Albert II com causas de grande relevância: “O Príncipe está profundamente comprometido com a promoção de uma agricultura sustentável. Seu empenho pelo planeta é uma fonte de inspiração, e as futuras gerações lhe serão extremamente gratas. ”
Em seu discurso de agradecimento, o Príncipe Albert II expressou sua satisfação: “Estou muito honrado em receber esta prestigiosa distinção e me juntar a uma linhagem de laureados tão ilustres. Isso é um incentivo para continuarmos nossos esforços pela preservação do nosso planeta. ” Ele também mencionou a honra para o Principado de Mônaco pelo fato de que a promoção de 2024 dos laureados leva o nome de Marie Curie.
Eliana Ovalle, Delegada-Geral da S.E.P. no Brasil, explica que, assim como o Prêmio Nobel reconhece e recompensa indivíduos que trazem grandes benefícios à humanidade, a Grande Medalha de Ouro da S.E.P. incentiva e celebra serviços excepcionais prestados em prol do progresso.
Entre os convidados presentes no evento, estavam várias personalidades: S.A.S. o Príncipe Charles Marie Bernard Gennaro DE BOURBON DES DEUX-SICILES, Madame Valérie BRUELL-MELCHIOR (Embaixadora de Mônaco na França), Madame Dominique ESTROSI SASSONE (Senadora e Presidente da amizade França-Mônaco no Senado), Jean-François ROUBAUD (Presidente da Sociedade de Incentivo ao Progresso), Madame Claudie HAIGNERÉ (Ex-ministra, astronauta), Hubert VÉDRINE (Ex-ministro), Laurent PETITGIRARD (Secretário Perpétuo da Academia de Belas-Artes), Jacques ROUGERIE (2º padrinho, arquiteto, oceanógrafo) e Denis de KERGORLAY (Presidente do Cercle de L’Union Interallié), Almirante Alain COLDEFY (Presidente da Sociedade dos Membros da Legião de Honra), Madame Elizabeth DUCOTTET (Presidente da empresa Thuasne), Stéphane LAYANI (Presidente da SEMMARIS - Rungis), Madame Emmanuelle DUEZ (Presidente de Empresas e associações, administradora da S.E.P.), André de SAINT-PETERSBOURG (Secretário-Geral da S.E.P.), Denis JAGER (1º padrinho, Coordenador do Clube “Embaixadores do Progresso” da S.E.P, Maria ARAÚJO (Diretora da marca L.A.D.- Literatura, Arte e Design e Sócia Executiva da Mallorca) e Eliana OVALLE (Responsável pelas indicações dos brasileiros a serem premiados pela S.E.P e Delegada-Geral da Instituição no Brasil).
Essas personalidades, vindas de diversos setores, atestam a importância do evento, que celebra tanto o compromisso pessoal do Príncipe quanto o reconhecimento de uma ação coletiva em prol do bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário