PARTICIPANTE BRASILEIRA DA ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CHIQUINHA GONZAGA
REGENTE DA ORQUESTA SINFÕNICA JUVENIL CHIQUINHA GONZAGA PATRICIA BONFIM
Fotos : Divulgação
Ontem, a Casa G20, em Ipanema, foi palco de um evento inesquecível que celebrou meio século de integração entre China e Brasil. O concerto Youyi – 50 Anos de Integração China-Brasil – realizado pela Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, sob a magistral regência da maestra Priscila Bomfim, encantou a todos os presentes.
A Orquestra, uma formação exclusivamente feminina e formada por 45 talentosas instrumentistas de 13 a 19 anos, apresentou um repertório que homenageou as ricas tradições musicais chinesas e brasileiras. Na primeira parte do concerto, obras tradicionais chinesas como Tita Dance (Kang Ba), Yao Dance (Liu Tie-Shan e Mao Yuan), Amo China (Tan Jing), My Motherland and Me (Wang Zifei) e O Grande Peixe (Qian Lei) foram executadas com maestria, transportando o público para um universo de melodias e harmonias orientais. O concerto contou com a participação das meninas do Coro Juvenil do Rio de Janeiro e da talentosa violinista Catarina Maia, de apenas 10 anos.
Na segunda parte do evento, a orquestra celebrou a diversidade e beleza da música brasileira com interpretações emocionantes de O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Ó Abre Alas (Chiquinha Gonzaga) e Feira de Mangaio (Sivuca). A fusão das sonoridades chinesas e brasileiras no encerramento do concerto simbolizou a união e a amizade entre as duas nações.
O concerto foi realizado em duas sessões. Às 16h para estudantes da rede pública de ensino e famílias, e às 19h, com a presença de autoridades, como da Cônsul-Geral da República Popular da China, a Srª Tian Min, do Presidente da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), o Sr. Huang YeHua e da Deputada Tia Ju, grandes apoiadores das atividades da orquestra.
Essa memorável apresentação foi possível graças ao patrocínio da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A noite foi um verdadeiro tributo à integração cultural e à cooperação internacional, destacando o poder da música em conectar povos e celebrar a diversidade.
Esta ação tem apoio institucional da Casa G20 e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário