RICARDO VIVEIROS
Foto : DivulgaçãoPEN (Poets, Essayists and Novelists), nominado como International PEN ou PEN Club, como é bastante conhecido e reconhecido, é uma centenária associação internacional de literatos, fundada em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Sawson Scott. O romancista e dramaturgo da mesma nacionalidade John Galsworthy foi o primeiro presidente da instituição, que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade global de escritores.
Ao ser informado de sua eleição, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros expressou sua honra por ingressar no PEN Clube do Brasil, aos 74 anos de idade e aos 58 de exercício ininterrupto da profissão de jornalista e 56 de escritor, atuando com regularidade na mídia impressa e eletrônica e com mais de 50 livros publicados em diferentes gêneros, tendo conquistado alguns significativos prêmios nacionais e internacionais. Disse Viveiros: “Agradeço a generosidade dos membros do Capítulo Brasileiro e vejo aumentada minha responsabilidade em seguir defendendo a liberdade de expressão, os direitos humanos, a educação, o meio ambiente e a cultura em meu País, cuja democracia ainda é frágil, apesar de uma vigorosa resistência histórica de todos nós que rejeitamos os golpistas que insistem em tentar implantar regimes fascistas”.
Será oportunamente agendada a posse solene do jornalista e escritor. Na ocasião, conforme o protocolo do PEN, ele será saudado por um dos membros, fará um pronunciamento e receberá o diploma que lhe confere os direitos e deveres de integrante da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário