BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

domingo, dezembro 11, 2022

LANÇAMENTO DO NOVO ROMANCE DE LUCIANA CHARDELLI !!!

                                    MERI KRASKOFF E LUCIANA CHARDELLI


DEBORAH LEWINSON, FRANCISCO ALCOVER E BRUNA FURNALETTO



                                        CLAUDIA KAYAT E LUCIANA CHARDELLI 


Fotos : Cristina Lacerda 

Dois anos de isolamento social. Um casal. Um homem disposto a submergir no tempo e investigar sua vida, seu trabalho, sua relação com o pai, a mãe e a mulher. Passa a limpo o que fez e o que não fez até agora. Redimensiona o futuro.
 
Enquanto narra, o protagonista Teo conta os passos do quarto à sala, do banheiro à cozinha. Ele também gosta de cozinhar e presenteia o leitor com receitas de doces – pudim de claras e toucinho do céu –, drinques, massas e delicioso pão de queijo.
 
“Sente-se comigo”, o novo romance de Luciana Chardelli – semifinalista do Prêmio Oceanos 2021 com o livro de contos “Espiral” (Ed. 7Letras) – narra a história desse sujeito, que poderia ser eu ou você, com o estilo delicado e elegante que é sua marca.


 Isolado em casa durante a pandemia, o narrador conta seus passos pela casa, conta os dias, as horas, e faz um ajuste de contas consigo mesmo e com o tempo, com seus familiares, com as lembranças e aprendizagens que carrega pela vida e por esta nova e inesperada vivência. As receitas que aprende e leva para a cozinha também são compartilhadas com o leitor, ampliando os sabores da narrativa. O pudim de claras que a irmã ensina traz de volta uma juventude já antiga, como uma madeleine proustiana que nos leva tão longe mesmo sem sair do lugar. Diante da solidão e dos questionamentos do protagonista, seu casamento, trabalho e lar são postos à prova, não deixando esquecer que é o presente que entrelaça os tempos verbais da vida. Sente-se comigo traz um relato sensível sobre uma experiência extrema que transformou a fundo toda uma geração. Com talento e simplicidade, Luciana Chardelli constrói um romance em que a arte imita a vida, e que irá emocionar qualquer leitor que tenha vivido as angústias e incertezas da pandemia que assolou o mundo em 2020 

É a partir dessas receitas, dos sabores, das conversas, da escrita e do resgate de memórias afetuosas que a autora nos reconcilia com a esperança, fazendo da vida arte e, da realidade, ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário