RENATA FRAGA E KÁTIA SPOLAVORI
O Instituto Brasileiro de Jardins Terapêuticos (IBJT) foi inaugurado, no Rio de Janeiro, para disseminar o conhecimento sobre o uso dos espaços verdes construídos ao ar livre, os quais têm um grande potencial de promover benefícios para a saúde e o bem-estar. Como marco do começo das atividades, será lançado o livro guia Jardins Terapêuticos em instituições de saúde: benefícios, características e implementação, de autoria da cientista da Sustentabilidade Carla Pimentel, com prefácio da Dra. Eliseth Leão, pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein.
No Brasil e mundo afora, a preocupação com a prevenção de doenças ganhou força nos últimos tempos. Pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry mostrou que ficar mais tempo ao ar livre altera a estrutura cerebral positivamente. Além disso, a prática é tão recomendada que dedicar tempo num jardim ou na natureza se tornou prescrição médica, em países como Escócia, Coreia do Sul e Japão.
A autora do projeto e responsável pelo desenvolvimento do IBJT é a psicóloga, paisagista e cientista da Sustentabilidade Carla Pimentel. Sócia e CEO da CP Paisagismo, Carla tem projetos assinados em vários estados, com ênfase em Minas Gerais. Seus jardins são conhecidos pela riqueza de detalhes, pela beleza e harmonia das misturas de espécies, proporcionando uma contemplação única.
Livro Guia
Jardins terapêuticos em instituições de saúde: benefícios, características e implementação Autora: Carla Pimentel Edição: selo Gôndola da editora Lacre/ @editora_lacre E-book comercializado nas principais plataformas de venda on-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário