CURADOR STEFANO PAPETTI, EMBAIXADOR DA ITÁLIA ANTONIO BERNARDINI E PRESIDENTE CASA FIAT DE CULTURA JOÃO CIACO |
CURADOR STEFANO PAPETTI E CÔNSUL GERAL DA ITÁLIA PAOLO MIRAGLIA DEL GIUDICE |
DIRETORA DA MNBA /ABRAM/MINC MONICA XEXÉO E CÔNSUL GERAL DA ITÁLIA EM SP FILIPPO LAROSA |
EDOARDO PACELLI E FRANKLIN TOSCANO
RICARDO RIBENBOIM DA BASE 7 E ARCEBISPO DOM ORANI TEMPESTA |
CARLOS DIMURO E CONSELHEIRO EMPRESARIAL DA ITÁLIA NO BRASIL DIPLOMATA
MARIO PANARO
ALESSANDRA CRIMI, CÔNSUL GERAL DA ITÁLIA PAOLO E CONSULESA ANDREA MIRAGLIA DEL GIUDICE
CÔNSUL GERAL DA ITALIA DE SP FILIPPO LA ROSA, DIRETOR CASA FIAT DE CULTURA ANA VILELA, DIRETORA DO INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA NO RJ LIVIA RAPONI, RICARDO RIBENBOIM DA BASE 7 E JOÃO CIACO
LUIZ CARLOS LACERDA |
FRANCESCO TRAPANESE, JOÃO CIACO E EDUARDO CAVALCANTE
Fotos : Vera Donato
Poucos santos católicos possuem tanta relevância nos dias de hoje como São Francisco de Assis (1182 – 1126). Seu carisma, vida simples e frugal, amor à natureza continua inspirando o imaginário coletivo, mesmo séculos após sua morte. E que também inspirou o nome do atual papa, Francisco I.
Agora, pela primeira vez, uma importante exposição dedicada ao santo poderá ser vista, a partir de 6 de novembro, no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC do Rio de Janeiro.
“São Francisco na Arte de Mestres Italianos” traz 20 obras da Itália e uma de Nova York para apresentar ao público brasileiro as alterações e permanências na representação do santo ao longo dos séculos. Trata-se de uma oportunidade única de ver pinturas extremamente valiosas, de autores reconhecidos em todo mundo, como Perugino, Guido Reni e Tiziano.
Com curadoria do especialista em História da Arte, Giovanni Morello – que idealizou e curou diversas exposições de arte antiga na Itália, no Vaticano, além de outros países e integra a comissão permanente de tutela dos monumentos históricos e artísticos da Santa Sé – e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica di Ascoli Piceno, a mostra apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco por meio de obras que se integraram à cultura local de toda uma época e que ainda encontram espaço na cultura ocidental por seus valores artístico, histórico e simbólico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário